4 Benefícios da Prática Contínua de Shivam Yoga

A prática contínua da concentração e da meditação leva-nos a obter equilíbrio e harmonia, isto em nível físico, energético, emocional, mental e espiritual. Os benefícios são inúmeros, desde um estado de saúde física até um estado de tranquilidade e serenidade, de decisões acertadas, coerentes e sábias.

Com a serenidade, vêm-nos a confiança, a força de vontade, a disciplina, o autoconhecimento e , consequentemente, um estado de maior felicidade.

Benefícios Físicos

A concentração e a meditação atuarão como forma de vitalização de todas as células do organismo, através da retirada das tensões e dos bloqueios. Quando, por exemplo, se senta em Padmasana (Posição de Lótus), fecham-se os olhos, respira-se lenta e profundamente pelas narinas, há um tranquilizar das batidas do coração e um diminuir do ritmo respiratório.

Isto irá descansar estes órgãos vitais, irá relaxá-los e consequentemente, trazer-lhes saúde.

Benefícios Energéticos

A concentração e a meditação atuam também no corpo energético, fortalecendo nosso campo aurático e o harmonizando. Quando se acalmam a mente e as emoções, quando se harmoniza e se integra o corpo físico, há uma consequente modificação do fluxo energético, o qual passa a fluir de forma intensa e sem bloqueios, não só pelo corpo físico, mas também pelo corpo energético.

Benefícios Emocionais

A concentração e a meditação também irão  atuar nos traumas emocionais, liberando esses bloqueios (couraças), pois, durante o processo de interiorização profunda – que as técnicas de concentração e meditação promovem – o praticante poderá  inclusive sentir esses traumas e bloqueios.

Isso geralmente se dá a partir da consciência do bloqueio e do trauma pela vivência, agora consciente, da situação.

Experienciando e vivenciando tais bloqueios, agora sem medos e sem insegurança, raiva ou ira, mágoa ou ressentimento, é possível retirar aquele sentimento mal resolvido do passado.

Pode-se ir até mais longe, dissolvendo-se traumas kármicos, adquiridos em vidas passadas.

Benefícios Mentais

A concentração e a meditação se constituem em um meio muito eficaz para se atuar nos processos mentais, ordenando-os e clarificando-os. Com as técnicas de concentração e de meditação, consegue-se substituir os pensamentos confusos e perturbados por pensamentos sobre controle, aliviando a mente de tensões.

Não mais seremos dominados pelo fluxo de pensamentos, mas seremos senhores de nossa mente.

Benefícios Espirituais

A concentração e a meditação são as chaves para se abrir a consciência espiritual. Purusha (instância espiritual) atuará, de forma mais plena, em Prakritti (instância material) e todos os nossos processos serão intensificados e caminharemos rumo ao estado de Viveka (conhecimento e discernimento espiritual).

Posted on: 06 de julho de 2015, by : Mestre Arnaldo