Biografia


O Sistema Shivam Yoga


Segundo o Tantra, há uma força cósmica (Dharma) conspirando para que as coisas caminhem para o sentido ideal. Assim, cada ser presente no Universo é regido por essa força que o encaminha para outro conceito da palavra Dharma, que é significado de “missão”. É verdade que cada ser tem seu livre arbítrio, mas, em função de seus Karmas (lei de ação e reação) e em função de seu Dharma de merecimento, há como uma conspiração cósmica que o leva para determinados caminhos.

Fazendo uma retrospectiva de minha caminhada na Senda, vejo que estive sempre “regido” por essa conspiração cósmica, a qual, de certa forma, me possibilitou chegar a esta etapa de minha vida, na qual estou imerso em estudos, práticas e divulgação dos conhecimentos dos Maha Yogues Rishis (grandes sábios) da Índia antiga, principalmente relacionados ao Yoga Tântrico. Hoje, toda a minha vida está centrada no Yoga, podendo afirmar que, dentro de minhas limitações, venho despertando minha consciência e a de muitas pessoas para processos existenciais mais plenos, mais harmoniosos e mais felizes.


Biografia – Mestre Arnaldo de Almeida


Nasci em 1952, no município de Bicas-MG, e julgo que a primeira conspiração cósmica se deu quando meus pais, em função de variados obstáculos, tiveram, em 1957, de mudar para a propriedade rural de meus avós paternos, o Sítio Amparo, no Arraial São Manuel, pertencente ao referido município. Lá, tive um contato muito intenso com a Natureza.

Mestre Arnaldo à beira do Rio Ganges ao entardecer.

Se pensarmos que o termo “Yoga” tem em si o radical “Yuj”, que significa “unir”, comecei nesse processo de “união” – de Yoga – com a natureza desde tenra idade. Já aos sete anos labutava na lavoura e nas tarefas de cuidar do gado. Lembro-me de minhas caminhadas para pastorear o gado e para me dirigir à Escola Rural Tereza Lazarina, descalço, sob Sol, chuva, mas sempre com Santosha – preceito do Tantra que significa “contentamento”. À noitinha, à luz de lamparina, minha mãe lia para nós os dois únicos livros que a família possuía: “As Mais Belas Histórias” e “Histórias da Avozinha”.

Lembro-me de como gostava de ouvir e ler tais histórias. Os livros estavam, por isso, completamente desgastados, mas sem luz, rádio ou outras possibilidades de lazer, esses dois livros eram, para mim, um dos pertences mais preciosos de nossa casa. Interessante notar que os livros sempre foram algo muito importante na minha vida. Foi através de um livro que me tornei vegetariano e de outro que me tornei praticante de Yoga. Lembro-me de que uma de minhas tarefas era a de levar de corroça de cavalo o leite produzido no Sítio do Amparo até o Arraial São Manuel.

E, numa dessas “viagens”, chegou até mim um senhor muito distinto e bem vestido em um automóvel muito rico e me entregou uma carta para levar para minha Tia Lenira, a qual também morava com meus avós. Não sei por que, mas fiquei tão deslumbrado com aquilo que voltei na maior correria cantando muito alto e, nem bem cheguei, saí em disparada para entregar a carta à minha tia. E toda vez que vinha cantando muito alto, minha tia sabia que havia carta para ela. Essas cartas (que são também literatura – a escrita sempre presente na minha vida) levou esse senhor (Coronel Vitote – pessoa que também muito me ajudou) ao casamento com essa minha tia e esse casamento mudou o rumo de nossa família, pois “Tio Vitote” era uma pessoa muito poderosa no que diz respeito à vida material.

Certo dia, já com quatorze anos, ainda cumprindo minhas tarefas de trabalhador rural e não mais estudando – tinha já completado o quarto ano primário, na citada escola, essa conspiração cósmica me soprou ao ouvido: “Por que você não pede sua Tia Lenira para pagar estudos para você?” E, assim, o pedido foi feito e, para mudar meu destino, foi aceito. Em recente conversa com Tia Lenira, pude tomar consciência de que aquela alegria que me tomava ao receber as cartas para ela acontecia porque tais cartas também mudariam o rumo de minha vida.

Como o Tantra é uma cultura matriarcal, é interessante enfatizar aqui que foram duas mulheres – minha mãe e minha tia – que muito me impulsionaram para os estudos. Em 1966, mudamos para o Sítio Ribeirão São Pedro, no município de Pequeri-MG. Completei, então, o antigo ginásio e depois o científico e, quando me vi, estava cursando Medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora. Novamente o Cosmo conspirou: “Esse não é o seu caminho!” E, assim, para tristeza de meus familiares, abandonei o curso e voltei para minhas atividades no campo. Com 29 anos, novamente outro movimento interno me levou a buscar outro caminho.

Migrei-me, então, com a ajuda de meus dois irmãos, para a cidade de Ouro Preto-MG, onde cursei Letras e Tradução na Universidade Federal de Ouro Preto e alguns cursos de especialização nesta área e já estava terminando o Mestrado em Literatura Brasileira, na UFMG, quando, agora já intensamente vivenciando o Yoga e já trabalhando na área, decidi que deveria dedicar-me ainda mais a esse caminho e, por isso, desisti de terminar o Mestrado e mergulhei mais profundamente, no estudo, na prática e no ensino do Yoga. Somente, agora, em 2014, é que terminei outro mestrado, agora na área de Administração.

Hoje percebo, claramente, que o Dharma, em variados momentos de minha vida, e o apoio de familiares e várias outras pessoas, alunos e discípulos, me propiciaram criar o Sistema Shivam Yoga e a ASSY – Associação do Sistema Shivam Yoga e de poder orientar inúmeros discípulos em seus Núcleos de Shivam Yoga espalhados pelo Brasil e, mesmo, pelo exterior. Já estamos formando Instrutores em línguan inglesa. E tudo isso me permite apresentar para você – leitor desse site – aspectos da cultura Hindu, conhecimentos que resgato com intenso Ishwarapranidhana (autoentrega com muito sentimento  e intuição).

Mestre Arnaldo de Almeida


Formação Acadêmica


  • Licenciado em Letras – Universidade Federal de Ouro Preto – 1986
  • Bacharel em Tradução – Universidade Federal de Ouro Preto – 1987
  • Especialista em Cultura e Arte Barroca – Universidade Federal de Ouro Preto – 1988
  • Mestre em Administração – Faculdade Novos Horizontes – Belo Horizonte, MG – 2014

Caminho na Senda do Shivam Yoga


1976 – Com 24 anos, iniciou a prática de Anna Yoga – Yoga da Alimentação Vegetariana –  quando, também, iniciou estudos sobre o Yoga e começa a fazer práticas pessoais de Yoga.

1988 – Em Ouro Preto, iniciou, como aluno, suas práticas de Yoga em um Núcleo de Yoga.

1988 – Com o fechamento do Núcleo de Yoga de Ouro Preto, resolveu, de forma autodidática, ministrar práticas de Yoga a partir de sua experiência e de seus estudos.

1991 – Iniciou seu curso de formação em Yoga em Belo Horizonte – MG.

1992 – Iniciou um curso de formação em Yoga em Curitiba-PR, permanecendo franqueado a essa linha de Yoga até 1999, lá fazendo inúmeros cursos.

1992 – Introduziu o Projeto Shivam Yoga na UFOP, iniciando a ministrar práticas de Yoga dentro da UFOP, através da Pró-Reitoria de Extensão. Esse projeto continua a ser desenvolvido até o momento presente, agora pela PRACE – Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis da UFOP.

1995 – Inicia vários trabalhos em empresas privadas, ministrando aulas de Yoga para os funcionários.

1996 – Publica o Livro Manual Prático de Yoga – Editora UFOP – Ouro Preto – MG.

1998 – Faz sua primeira viagem para a Índia.

1998 – Recebeu em Ouro Preto, a seu convite, o indiano Mukesh Kumar Sonee, que passou, juntamente com Mestre Arnaldo, a dirigir e a trabalhar no Shivam Yoga Ashram.

1999 – Desligou-se da franquia da escola de Yoga de Curitiba.

1999 – Fundou, junto com Mukesh Kumar Sonee e Instrutores do Shivam Yoga, o Sistema Shivam Yoga.

1999 – Ministra o primeiro Curso de Formação em Shivam Yoga e o vem ministrando até o presente ano, assim como em Massoterapia Indiana e outros de especialização. Ministrou-os pela UFOP, pela UFV e, atualmente, pelo Shivam Yoga Ashram.

2002 – Fundou, junto com Mukesh Kumar Sonee e Instrutores do Shivam Yoga, a ASSY – Associação do Sistema Shivam Yoga.

2005 – presente – Organiza junto com Mukesh Kumar Sonee viagens com grupos para a Índia e outros países do Oriente.

2006 – Publica o Livro Shivam Yoga: Autoconhecimento e Despertar da Consciência – Editora Lemos- SP.

2012 – Publica o Livro Um Toque Espiritual – Editora Graphar –Ouro Preto – MG.

2016 – Em elaboração – Shivam YogaÍndia: Potencializando os Sentidos – livro com fotos desse país e textos em prosa-poética sobre a cultura hindu.


Viagens para a Índia


Desde 2004, Mestre Arnaldo e Mukesh Kumar Sonee (indiano) vêm organizando, através da Ganesha Turismo, viagens em grupo para a Índia, Nepal e outros países do Oriente com objetivos turísticos e também de autoconhecimento e aprendizado na Senda do Yoga Tradicional Indiano.

Nossa viagem tem um cunho turístico e busca também despertar no viajante um processo de reflexão e autoconhecimento. Com o primeiro propósito, ficamos em Hotéis quatro estrelas, tendo toda a logística previamente organizada, havendo guias falando em inglês ou espanhol. Visitamos monumentos, templos e museus.

Com o segundo propósito, ministramos uma aula de Shivam Yoga todas as manhãs nos hotéis em que estivermos hospedados e, às vezes, conseguimos algum Instrutor Indiano para ministrar alguma dessas aulas. Visitamos algumas escolas de Yoga e levamos os viajantes para receberem massagens em clínicas de Ayurveda. Entregamos uma apostila com alguns tópicos importantes da cultura hindu (filosofias, costumes, etc.).


Publicações


01) ALMEIDA, Arnaldo de. Manual prático de Yoga: ouvindo a sua música interior. Ouro Preto: Editora UFOP, 1996. 284 p.

02) ALMEIDA, Arnaldo de.  Shivam Yoga: autoconhecimento e despertar da consciência. São Paulo: Editora Lemos, 2007. 228 p.

03) ALMEIDA, Arnaldo de.  Marga: a senda espiritual tântrica. Cadernos do Yoga, Florianópolis, n. 17, p. 35, 2008.

04) ALMEIDA, Arnaldo de. Melhoria de Qualidade de vida e combate ao estresse por meio do Yoga. In: Qualidade de vida no trabalho: estudo com servidores técnico-administrativos de uma Instituição de Ensino Superior Federal no Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte: Faculdade Novos Horizontes, 2013. (Dissertação de Mestrado).

05) ALMEIDA, Arnaldo de. Qualidade de vida e combate ao estresse por meio do Yoga: um estudo de caso. In: ENANGRADE – ENCONTRO NACIONAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 24. Florianópolis, Angrad, 29 de setembro a 02 de outubro de 2013.

06) ALMEIDA, Arnaldo de. Um toque espiritual: Massoterapia Indiana segundo o Sistema Shivam Yoga. Ouro Preto: Editora Graphar, 2013. 180 p.

07) Revista Shiva Nataraja. Desde 2000 é editor e redator (com colaboração dos discípulos) do Revista Shiva Nataraja, uma edição semestral da Associação do Sistema Shivam Yoga (ASSY).